Linhas Enceradas

  O uso de linha encerada em encadernação é algo básico. O que muda é o tipo de linha, de acordo com a finalidade e acabamento da encadernação.

  No caso de um miolo tradicional, que depois será coberto totalmente com a capa, são usadas linhas mais finas, preferencialmente de algodão ou linho e que devem ser enceradas antes do uso. No caso de costuras aparentes, linhas coloridas e mais robustas são utilizadas, algumas já vendidas enceradas.


De cima para baixo: linha de poliéster, algodão e linho.

   Usamos a cera natural de abelha, que evita que a linha desfie durante a costura, ajuda a deslizar e no caso de costuras expostas proporciona um efeito mais bonito .
  
  No caso de costuras expostas, as linhas mais utilizadas são algodão, linho e poliéster.

  Em nossas lojas vendemos dois tipos: 
  • Dani Bijou nº 5 - 100% Algodão (fibra natural), encerada, fornecida pela empresa Danitex. 
Dani Bijou

  • Settanyl nº 4 - 100% Poliéster (sintética), encerada, fornecida pela Linhas Setta.

Settanyl

  A linha Dani Bijou é muito utilizada na confecção de bijuterias, sendo muito resistente e boa de se trabalhar. Mais espessa que a de poliéster, dá um acabamento mais bonito nas costuras, porém com mais volume nos fólios. Por ser uma fibra natural, a cera é absorvida pela linha, não deixando resíduos durante a costura. Uso recomendado com agulha reta nº 2, agulha tapeceiro nº 18 e agulha curva nº 3,5 ou nº 4.

  A linha Settanyl é muito usada na produção de bolsas, sapatos e tapeçaria. Por ser um material sintético, deixa resíduo da cera no processo de costura. Mais fina que a linha de algodão, não deixa tanto volume nos fólios. Por se constituir de dois fios trançados, pode ser desmembrada e tornar-se assim mais fina. Uso recomendado com agulha reta nº 1, agulha tapeceiro nº 18 e agulha curva nº 3 ou nº 3,5.

  No caso de costuras expostas podem ser usadas também outras linhas sintéticas, como viscose ou poliamida, que por sua composição dispensam o uso de cera.

  Faça o teste e veja a diferença de cada uma delas e do resultado final em seu trabalho. Consulte disponibilidade em nossas lojas.



Postagens mais visitadas

Cabeceado