Como utilizar o tecido na encadernação

  Uma pergunta que sempre as pessoas nos fazem: como usar o tecido para revestimento em cartonagem e encadernação?

Detalhe de emenda perfeita, com tecido engomado.

  Grosso modo, existem três opções: usar o tecido sem preparo, laminado ou engomado. 

  Tecido sem preparo: apenas colar o tecido no papelão é o método mais primário e de menor qualidade no acabamento. O risco da cola "subir", ou seja, atravessar a trama, e manchar o lado direito do tecido é muito grande, bem como o fato do tecido esticar de modo desigual, criando rugas ou bolhas.

  Esse método só é indicado em um trabalho mais rústico e utilizando um tecido mais encorpado e de trama mais fechada. Ainda que seja o método mais rápido, não é o melhor. E a gente sabe que encadernação e pressa não combinam...

  Tecido laminado: laminar um tecido é colá-lo em uma folha de papel para que ele ganhe estrutura. Também evita que a cola "suba" ao colar no papelão. O cuidado maior é durante o preparo, ao colar o avesso do tecido em uma folha de papel.

  A gramatura do papel utilizado varia conforme a finalidade: de um delicado papel japonês ao papel sulfite ou kraft de 120gr. O que precisa se levar em conta é que a gramatura do papel irá se somar à do tecido e consequentemente influenciar no acabamento.
  
 A vantagem desta técnica é, além de estruturar o tecido, evitar a alteração de tonalidade, usando para laminar um papel neutro ou da mesma cor do tecido.

  Tecido engomado: este é um método que consiste em engomar o avesso ou ambos os lados do tecido com cola ou termolina. Se quiser manter a textura original do tecido (o mais comum), engoma-se só o avesso. Depois de seco, ele terá o aspecto de "papel", com a selagem das fibras e evitando que a cola suba durante o revestimento do papelão.

  A vantagem desse método é não alterar a gramatura do tecido, além de evitar que ele desfie: qualquer corte feito com cortador circular ou bisturi permite emendas perfeitas, sejam elas retas ou sinuosas.

-  -  -

  Enfim, qualquer que seja o método escolhido, ele tem que se adequar à finalidade principal. Um restauro muitas vezes exigirá uma técnica diferente daquela usada para confecção de uma agenda comercial, por exemplo.

  Como sempre digo: teste todas as técnicas e escolha a sua preferida (eu já tenho minha!). 

  ;D

PS: aqui falamos de revestimento usando tecidos de algodão.Tecidos sintéticos geralmente são aplicados com técnicas diferentes, geralmente com o uso de entretelas adesivas ou termocolantes. Consulte a etiqueta ou o fabricante do produto antes de usar.

tecido laminado, encadernação, cartonagem, tecido engomado, laminar tecido, engomar tecido

Postagens mais visitadas

Cabeceado